Prefeitura de Laranjeiras do Sul
Prefeitura de Nova Laranjeiras
Assembleia Legislativa do Parana

Faltando 18 meses para eleição, quem são os principais players no Paraná?

Palácio Iguaçu e Assembleia Legislativa do Paraná  (Foto: AEN/PR)

Informa o Blog do Tupan, o melhor sobre a política paranaense que mapa eleitoral começa a ser definido em todo o Brasil, faltam 18 meses para a eleição de quatro de outubro de 2026, como o tempo voa, provavelmente em mais seis meses o mapa eleitoral do Paraná estará encaminhado.

Hoje, estamos vendo quatro prováveis candidaturas ganhando corpo, a principal delas é do senador Sergio Moro, do União Brasil, que há dois anos vem articulando nos bastidores disputar a chave do Palácio Iguaçu, mas vem encontrando resistência em diversos grupos políticos e precisa repensar como irá atrair aliados, afinal, apenas o voto de opinião não vence eleição majoritária.

Logo em seguida podemos citar a do deputado estadual Alexandre Curi, do PSD do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, ao contrário de Sergio Moro, tem bases fortes em diversas cidades do Estado, e vem mostrando força de articulação, quando tomou posse conseguiu unir seis ex-governadores, um cartão de visita e tanto.

O secretário de Planejamento Guto Silva apareceu para a disputa nos últimos meses do ano passado e ganhou corpo nos primeiros dois meses do ano, o ex-deputado estadual é o candidato da República de Jandaia, um grupo que levou Ratinho Junior ao poder, em 2018, vem com apoio forte de setores do atual governo.

A ex-governadora Cida Borghetti (PP) aparece na relação devido ao último levantamento da Paraná Pesquisas, quando todos acreditavam que ela nem seria lembrada, surgiu das cinzas com força, unindo o grupo do Progressistas do Paraná e mandando um recado claro, estou no jogo.

Outros nomes também desejam entrar na corrida eleitoral, mas não ecoam com força nos meios políticos, são eles: o atual presidente de Itaipu Enio Verri (PT), o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD) e o vice-governador Darci Piana (PSD).

Esses três nomes precisam tirar um coelho da cartola para aumentarem a força política, o que pode parecer improvável, por diferentes questões.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Mgid