A seleção da Ucrânia já tem data marcada para entrar em campo pela primeira vez desde o início da guerra contra a Rússia desde o dia 24 de fevereiro, qual já passam de dois meses do conflito.
Nesta sexta-feira, 29, o time do Borussia Monchengladbach divulgou que fará um amistoso contra o selecionado ucraniano no próximo dia 11 de maio. A partida amigável é encarada como uma preparação para os ucranianos, que ainda disputam vaga na Copa do Mundo.
O jogo será antes do término da temporada da equipe alemã, que atualmente disputa a Bundesliga. O Borussia M’Gladbach informou que irá doar toda a renda do jogo para o povo ucraniano.
“Estamos muito felizes em poder ajudar a Federação Ucraniana neste jogo e esperamos que o maior número possível de torcedores de todo o país venha ao estádio e faça uma doação para uma boa causa comprando um ingresso para o partida. Todos os cidadãos ucranianos terão entrada gratuita no jogo”, declarou Stephan Schippers, presidente do Gladbach.
A partida amistosa será a primeira da Ucrânia desde o início da guerra e do ano de 2022. Após enfrentar o clube alemão, a seleção entra na reta final da preparação para enfrentar a Escócia pela repescagem da Copa do Mundo do Qatar, no dia 1o. De junho. Caso vença os escoceses, os ucranianos deverão ainda jogar contra País de Gales. Caso ocorra o confronto, a partida poderá definir a classificação ou não da Ucrânia para a Copa.
Os grupos do Mundial no Oriente Médio já estão definidos desde o mês de abril. A seleção que se classificar desta última vaga da repescagem cairá no grupo B, que conta com Inglaterra, Irã e Estados Unidos.
A guerra na Ucrânia já matou mais de 2 mil civis, de acordo com a ONU. A Rússia foi vetada da Copa do Mundo pela Fifa.