A Polícia Militar lançou a Operação Vida nesta segunda-feira, 25, e na região do 16º Batalhão foi feita uma cerimônia no Parque do Lago em Guarapuava.
A Operação irá atuar na área do 16º BPM, em especial naqueles municípios em que o índice de mortes violentas aumentou, com base na análise criminal do Estado do Paraná. Seu objetivo é a prevenção e, consequentemente, a redução dos crimes contra a vida, inclusive o feminicídio.
Na região do 16º Batalhão de Polícia Militar esta operação terá maior intensidade em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pinhão e Rio Bonito do Iguaçu.
A Operação Vida foi planejada tendo em vista o último balanço realizado pela PMPR no ano de 2020 que apontou o aumento de 12% nos crimes de homicídio no Paraná em relação ao ano de 2019. Deste estudo também ficou confirmado que 66% dos homicídios dolosos são praticados com armas de fogo e 34% dos homicídios registrados tem relação com o tráfico de drogas e/ou porte/posse irregular de arma de fogo.
Com base nesta análise criminal constatou-se a
transversalidade entre crimes, pois o homicídio na maioria dos casos está
relacionado a outros crimes, como o tráfico de entorpecentes e a posse ou porte
de armas ilegais e irregulares.
Desse modo, o grande foco da Operação Vida é a saturação nestes municípios a fim de oferecer à população maior segurança.
Também nesta segunda-feira, a Polícia Militar do Paraná fez também em Guarapuava o lançamento da Operação Pronta Resposta II, que visa a dar uma pronta resposta a ações críticas, de modo que, policiais militares façam bloqueios e barreiras, em todo o Paraná, para prender criminosos.
O efetivo é composto por mais de 150 policiais militares vindos de diversas regiões do Estado. Os policiais que serão empregados são integrantes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), e outras equipes táticas locais para fazer frente ao crime organizado.
Com o reforço do efetivo e alto nível de treinamento dos
militares envolvidos, o objetivo da operação é principalmente combater o
tráfico de drogas e porte/ posse irregular/ ilegal de armas de fogo, com
fiscalização, intensificação de abordagens e bloqueios para prevenir o
cometimento de crimes.
Via Ascom/16º BPM